“A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da mulher pelo homem” (Kal Marx, 1846)
A conquista de um dia especialmente comemorativo é singular, Mas o que torna o Dia da Mulher, uma data importante de luta e comemoração, não é somente o fato de compor o calendário com reconhecidas datas comemorativas, mas, sobretudo, pela trajetória histórica de luta da MULHER! Luta pela liberdade e por direitos. Liberdade de viver suas escolhas sexuais, religiosas, de estudar, de trabalhar. Pela igualdade de oportunidade, pelo salário justo, pela participação política, pelo direito ao voto; pelo fim do patriarquismo, da violência e da opressão contra a mulher.
A liberdade da Mulher significou a superação constante da antiga frase: “isso não é coisa de mulher!”. Para nós, os desafios são constantes e superáveis, porque hoje, mesmo na luta, temos nosso lugar, não como um espaço demarcado e objetivo, mas como espaço dinâmico de interação de gênero, de respeito à diversidade, da independência financeira e social da mulher que sustenta seu lar, que é mãe (e muitas vezes pai); a mulher trabalhadora; a mulher estudante; a mulher do campo; e tantas outras formas de viver MULHER...
A mulher no comando de seu destino, que mesmo quando oprimida não perde a capacidade de superação e a sensibilidade de ser MULHER!
Assim, o dia ‘8 de março’, marcado por greves, lutas e contradições, é parte de nosso momento, nossa história, e principalmente, nossa VERDADE.
Finalizo com um trecho da canção “Mulher”, de Erasmo Carlos:
Dizem que a mulher é o sexo frágil / Mas que mentira absurda / Eu que faço parte da rotina de uma delas / Sei que a força está com elas / Vejam como é forte a que eu conheço / Sua sapiência não tem preço (...) / Mulher, mulher / Do barro de que você foi gerada /Me veio inspiração / Pra decantar você nessa canção / Mulher, mulher / Na escola em que você foi ensinada / Jamais tirei um dez / Sou forte mas não chego aos seus pés.
Parabéns a todas as MULHERES incríveis e poderosas!
Bjos..
Lu
Nenhum comentário:
Postar um comentário