Nos dias 2 a 5 de Outubro ocorre em Natal/RN (após 18 anos só na região sudeste), a 34º reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a qual reuni "pesquisadores e
pesquisadoras em Educação, docentes e discentes dos 108 Programas de
Pós-Graduação em Educação deste país, além de convidados especiais que,
com suas experiências e reflexões, deverão enriquecer o debate
educacional. São eles pesquisadores estrangeiros de distintos países,
tanto da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru,
Guatemala, Nicarágua) quanto dos Estados Unidos e Europa (França,
Inglaterra e Portugal), além de pesquisadores que se dedicam a outras
áreas do conhecimento" (site da ANPED). É um momento ímpar para interagir,
debater e aprender muito nos 23 grupos de trabalhos em diversas áreas de
atuação e pesquisa no âmbito político-educacional.
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Terei a grata satisfação de fazer parte de três obras que serão lançadas no evento. Compartilho com vocês o resultado de meu trabalho e esforço de fazer o que tanto amo em coautorias com pessoas que admiro e respeito...
O primeiro artigo está no livro "Políticas de expansão da educação superior no Brasil: democratização às avessas" (Ed.Xamã) é resultado de minha pesquisa de mestrado, a qual investigou o papel das fundações de apoio privadas nas universidades públicas federais, no âmbito dos conflitos e contradições dessa relação com o fundo público.
O segundo trabalho compõe o livro "Políticas de Financiamento e acesso
da Educação Superior no Brasil e em Portugal", organizado pela Prof.
Vera Jacob e Prof. Belmiro Cabrito da Universidade de Lisboa (Ed.
Educa/Lisboa), em coautoria com meu atual orientador, trata do aprofundamento teórico da história recente do Brasil, e da
educação
brasileira em particular, no contexto de continuidades, descontinuidades
ou rupturas
decorrentes das mudanças na economia, na estrutura do aparelho de
Estado, na
sociedade civil, nas instituições públicas e na constituição da
sociabilidade
do indivíduo.
O tempo livre pode ser usado segundo o critério de cada um. Embora certas maneiras de dividir as atividades possam surgir em consequencia de escolhas feitas livremente, essa divisão não é mais uma intuição [somos influênciados/direcionados pelo sistema].
(Adam Przeworski, 1989)
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