sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ANPED e alguns Lançamentos...

Nos dias 2 a 5 de Outubro ocorre em Natal/RN (após 18 anos só na região sudeste), a 34º reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a qual reuni "pesquisadores e pesquisadoras em Educação, docentes e discentes dos 108 Programas de Pós-Graduação em Educação deste país, além de convidados especiais que, com suas experiências e reflexões, deverão enriquecer o debate educacional. São eles pesquisadores estrangeiros de distintos países, tanto da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Guatemala, Nicarágua) quanto dos Estados Unidos e Europa (França, Inglaterra e Portugal), além de pesquisadores que se dedicam a outras áreas do conhecimento" (site da ANPED). É um momento ímpar para interagir, debater e aprender muito nos 23 grupos de trabalhos em diversas áreas de atuação e pesquisa no âmbito político-educacional.


Terei a grata satisfação de fazer parte de três obras que serão lançadas no evento. Compartilho com vocês o resultado de meu trabalho e esforço de fazer o que tanto amo em coautorias com pessoas que admiro e respeito...

O primeiro artigo está no livro "Políticas de expansão da educação superior no Brasil: democratização às avessas" (Ed.Xamã) é resultado de minha pesquisa de mestrado, a qual investigou o papel das fundações de apoio privadas nas universidades públicas federais, no âmbito dos conflitos e contradições dessa relação com o fundo público

 
O segundo trabalho compõe o livro "Políticas de Financiamento e acesso da Educação Superior no Brasil e em Portugal", organizado pela Prof. Vera Jacob e Prof. Belmiro Cabrito da Universidade de Lisboa (Ed. Educa/Lisboa), em coautoria com meu atual orientador, trata do aprofundamento teórico da história recente do Brasil, e da educação brasileira em particular, no contexto de continuidades, descontinuidades ou rupturas decorrentes das mudanças na economia, na estrutura do aparelho de Estado, na sociedade civil, nas instituições públicas e na constituição da sociabilidade do indivíduo.

  O terceiro artigo aprovado para publicação na Revista "Educação e Sociedade", n.116, com o título: "As relações entre ensino Médio e a Educação Superior no Brasil: profissionalização e privatização", analisa as relações entre o ensino médio e a educação superior no Brasil, tomando como referência as especificidades do capitalismo brasileiro manifesto, entre outros fatores, nas disparidades entre o norte e o sul do país, propiciando-nos base para uma análise crítica do processo em curso. As relações entre o ensino médio e o nível superior e a rígida divisão entre ensino propedêutico e profissional fundamentaram o desenvolvimento de um conceito de profissionalização composto pela crítica à homogeneização da força de trabalho em atendimento aos interesses do mercado.
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Abraços a todos e um mês abênçoado mês..




O tempo livre pode ser usado segundo o critério de cada um. Embora certas maneiras de dividir as atividades possam surgir em consequencia de escolhas feitas livremente, essa divisão não é mais uma intuição [somos influênciados/direcionados pelo sistema]. 
(Adam Przeworski, 1989)



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